Congresso do MDM “exige, com máxima urgência, a responsabilização dos autores do sofrimento do povo”
Escrito por Redação   
Terça, 12 Dezembro 2017 07:31

Foto cedida pelo MDMO II Congresso do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) “exige, com máxima urgência, a responsabilização dos autores do sofrimento do povo, especialmente, os envolvidos nas dívidas ocultas que acentuam e aprofundam a miséria, pobreza, fome e destruição da economia nacional”. Na reunião Magna, que decorreu na semana finda na cidade de Nampula, foram ainda revistos os Estatutos do Partido alargando de 60 para 84 o número de membros do Conselho Nacional, o seu órgão máximo.

Continuar...
 
Sem vergonha e liderança (muito)pouco se pode combater a corrupção
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 08 Dezembro 2017 08:28

Foto de Emildo SamboOs funcionários afectos a diferentes instituições públicas na cidade de Maputo lesaram o Estado em 3.550.327 meticais, devido a actos de corrupção, de Janeiro a Novembro deste ano, segundo a governadora Iolanda Cintura. Para o jurista e jornalista Tomás Vieira Mário, esta situação pode ser indicativo de que “se você não rouba do Estado é considerado tolo (...) , cobarde” e o pior de tudo é que a distinção entre o bem comum e individual” esfumou-se. Por conseguinte, corrupção tornou-se uma maneira de viver de que poucos ou ninguém se envergonha.

Continuar...
 
“Caso FDA”: “manda-se os réus em paz para casa” ou o Ministério Público convence o tribunal de que houve crime?
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 07 Dezembro 2017 08:15

O processo-crime número 92/2016, no qual 24 co-réus – entre eles ex-funcionários do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), a respectiva antiga Presidente do Conselho de Administração e demais pessoas alheias à mesma instituição – são julgados pela Sétima Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM), indiciados de roubo de cerca de 170 milhões de milhões, chega ao fim a 20 de Dezembro em curso, com a proferição da sentença pelo juiz Alexandre Samuel, caso ele não decida, por alguma razão, prorrogar a decisão. A defesa acusou, vigorosamente, o Ministério Público (MP) de ter sido mero expectador na investigação criminal, o que coloca em mãos alheias os seus créditos de titular da acção penal.

Continuar...
 
Empréstimos da Proindicus, EMATUM e MAM não aconteceram por falta de regulamentação em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 06 Dezembro 2017 09:06

O Governo de Filipe Nyusi aprovou um regulamento que alegadamente irá criar as condições na negociação, contratação e emissão da Dívida Pública, bem como das Garantias do Estado. Importa no entanto recordar que os empréstimos da Proindicus, EMATUM e MAM não aconteceram por falta de regulamentação, aliás foram contraídos violando a Constituição de República, que impõe autorização parlamentar, e as leis orçamentais, que estabelecem limites anuais para emissãoo de Garantias.

Continuar...
 
Frelimo já é candidata à eleição pela governação do município de Nampula
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 04 Dezembro 2017 08:27

O partido no poder há 42 anos em Moçambique, a Frelimo, inscreveu na Comissão Nacional de Eleições (CNE), na passada sexta-feira (01), o seu candidato, Amisse Cololo, para a eleição intercalar marcada para 24 de Janeiro de 2018, na cidade de Nampula, e foi o primeiro a fazê-lo.

Continuar...
 
Democracia depende do exercício de cidadania e o recurso às armas é arrogância, Daviz Simango
Escrito por Redação   
Sexta, 08 Dezembro 2017 08:14

O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, instou aos moçambicanos, a partir da terceira cidade mais importante e que integra o maior círculo eleitoral do país, onde decorre o II Congresso do seu partido, a exercer a cidadania para promover a democracia.

Continuar...
 
Renamo já está na corrida pelo município de Nampula
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 07 Dezembro 2017 08:09

O maior partido da oposição em Moçambique, a Renamo, formalizou, na quarta-feira (06), na Comissão Nacional de Eleições (CNE), em Maputo, a candidatura de Paulo Vahanle, para a eleição intercalar de 24 de Janeiro de 2018, na terceira cidade mais importante do país, Nampula. E diz que está convicta na vitória sobre os seus adversários directos, nomeadamente a Frelimo e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Continuar...
 
Daviz Simango abre congresso com discurso de combate a políticos que usam MDM para benefício próprio
Escrito por Júlio Paulino   
Quarta, 06 Dezembro 2017 05:45

Foto de Júlio PaulinoO presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, desafiou os militantes da sua formação política a terem uma cultura democrática que assegure a igualdade de direitos e oportunidades para todos, não havendo espaço para que alguns usem o partido como trampolim para obter ganhos individuais através de cargos que ocupem.

Continuar...
 
Defensores dos réus no “Caso FDA” rebatem Ministério Público nas alegações finais e pedem anulação do processo
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 01 Dezembro 2017 08:15

No dia reservado às alegações finais, na quinta-feira (30), os defensores dos 24 co-réus indiciados de desfalque de cerca de 170 milhões de meticais no Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) apelaram ao tribunal, “a anulação do processo”, supostamente por ter sido mal instruído pelo Ministério Público (MP), que é igualmente acusado de levar os arguidos à barra da justiça com base numa “investigação atabalhoada”. Após ouvir atentamente os argumentos dos causídicos e do MP, o juiz Alexandre Samuel marcou a data da sentença para 20 de Dezembro em curso.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 84
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.