Renamo quer integrar os seus militares, mas não assume que se vai desmilitarizar
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 25 Maio 2018 07:57

Foto de Adérito CaldeiraA Comissão Política (CP) do partido Renamo reiterou, após segundo encontro que realizou depois da morte de Afonso Dhlakama, que pretende integrar os seus militares no entanto não assumiu que vai entregar as armas, “não estamos a falar da desmilitarização” afirmou o porta-voz do órgão. Relativamente a eleição do seu novo líder ainda não há data para a reunião magna que deverá acontecer: “Há uma unanimidade dentro do partido de que à seu tempo chegaremos lá”, disse Alfredo Magumisse.

Continuar...
 
Autárquicas 2018: STAE inscreveu 88% de eleitores no recenseamento recém-terminado
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 25 Maio 2018 07:55

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) recenseou 88,03% potenciais eleitores, dos 7.686.012 previstos, durante o processo que decorreu de 19 de Março passado a 17 de Maio corrente, anunciou o director-geral daquele órgão, Felisberto Naife, salientando que os dados são preliminares e satisfazem a instituição.

Continuar...
 
Parlamento elege segundo Provedor de Justiça na história de Moçambique
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 25 Maio 2018 07:19

A Assembleia da República (AR) elegeu na quinta-feira (24) o ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Isaque Chande, para o cargo de Provedor de Justiça, em substituição de José Abudo, que exerceu o cargo durante 10 anos e já estava fora de mandato desde Maio de 2017.

Continuar...
 
Autárquicas 2018: Recenseamento eleitoral fracassa na cidade de Maputo
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 22 Maio 2018 07:54

Maputo, a capital e a maior urbe de Moçambique, falhou as metas do recenseamento eleitoral, que terminou na semana passada e todos os distritos com autarquias onde decorria. Dos 796.965 cidadãos previstos, inscreveu só 616.082, o equivalente a 77,30%.

Continuar...
 
Presidente Nyusi anuncia retoma do diálogo com a Renamo, bancada parlamentar da Frelimo acaba com as tréguas políticas
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 18 Maio 2018 08:05

ArquivoEnquanto o Presidente Filipe Nyusi reafirmava que o processo de paz é para continuar e que nos próximos dias o diálogo com o partido Renamo vai retomar, na Assembleia da República o deputado do partido Frelimo, Damião José, chamou a deputada e chefe da bancada parlamentar do partido Renamo de “hipócrita” e afirmou que o discurso de Ivone Soares no velório “foi ofensa”.

Continuar...
 
Descentralização obrigou a alteração de 13 artigos e a inclusão de 22 novos na Constituição da República de Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Sexta, 25 Maio 2018 07:53

Foto de Adérito CaldeiraA revisão pontual da Constituição da República, aprovada na especialidade e em definitivo nesta quinta-feira (24), implicou a alteração de artigos 13 e a inclusão de 22 novos para acomodar a descentralização acordada entre os partidos Frelimo e Renamo e que não envolveu uma consulta ao povo moçambicano. O @Verdade revela em detalhe as mudanças significativas à nossa Lei Mãe que reserva um Estatuto especial para a cidade capital de Moçambique.

Continuar...
 
Férias judiciais passam a ser curtas e magistrados com protecção reforçada em Moçambique
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 23 Maio 2018 07:41

A Assembleia da República (AR) aprovou na segunda-feira (21), por consenso, a diminuição das férias judiciais, de 60 para 30 dias, e o reforça da protecção dos magistrados e seus familiares, devendo a Polícia assegurar a observância desta prerrogativa, sob o risco de incorrer em crime de desobediência.

Continuar...
 
Três dias para paz definitiva em Moçambique
Escrito por Adérito Caldeira   
Terça, 22 Maio 2018 07:51

Na próxima quinta-feira (24) encerra a VI Sessão Ordinária da Assembleia da República (AR) sem que ainda tenha sido aprovada a proposta de Lei de Revisão Pontual da Constituição da República para acomodar os entendimentos entre o Governo e o partido Renamo para a Paz em Moçambique. O Presidente Filipe Nyusi revelou que já iniciou “o processo do diálogo com a nova liderança da Renamo”. A líder parlamentar do maior partido de oposição disse ao @Verdade que apesar do pouco tempo há muitas chances “sim” as negociações ficarem concluídas esta semana.

Continuar...
 
Nyusi nomeia outro "apparatchik" para o Governo, João Machatine
Escrito por Adérito Caldeira   
Quarta, 16 Maio 2018 07:57

João Machatine regressa às Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos como ministro, em substituição de Carlos Bonete Martinho que durante a manhã de terça-feira (15), ainda como titular do cargo, conduziu o presidente do Parlamento da China na primeira viagem oficial de automóvel na ponte Maputo – Katembe. No início de um novo ciclo eleitoral a nomeação do até agora director do INGC deixa a impressão que Filipe Nyusi está a reforçar a máquina governamental com apparatchiks.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 96
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.