Conflitos antes e pós-eleitorais voltam a ser temas de debate em Maputo
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 19 Outubro 2017 07:35

O ambiente social e político moçambicano não só é fértil para o surgimento de novos conflitos, antes e depois das eleições, como também fragiliza e descredibiliza o próprio Estado de tal sorte que os cidadãos decepcionam-se e deixam de confiar nele, segundo Eduardo Sitoe, professor e director executivo do Centro de Estudos de Democracia e Desenvolvimento (CEDE). Estes problemas, acrescentou o académico, têm como consequência a existência de uma paz insustentável e um desenvolvimento frágil.

Continuar...
 
Governo português “espreme” contraparte moçambicana exigindo esclarecimentos sobre o sumiço do seu concidadão há mais de um ano em Sofala
Escrito por Redação   
Quarta, 18 Outubro 2017 07:28

Portugal continua indignado com a alegada demora e o mutismo do Governo moçambicano em relação ao rapto de um cidadão lusitano, há 15 meses, na província de Sofala. Desde essa altura a esta parte, não se sabe o que é que aconteceu, efectivamente, ao cidadão em causa, facto que está a originar crispação entre os dois países. Aquele país acusa ainda o Executivo da chamada “Pérola do Índico” de estar a ignorar, há meses, as insistentes démarches da embaixadora de Portugal em Maputo, com vista a obter possíveis novos desenvolvimentos em torno do caso. E diz que o Governo do Presidente Filipe Nyusi decidiu, agora, pautar por aquilo que considera “um blackout quase absoluto”. E avisa que não se vai deixar vencer pelo cansaço.

Continuar...
 
“Caso FDA”: Milda Cossa diz que dinheiro que entrava na sua conta e dos irmãos era para Setina Titosse mas esta nega qualquer responsabilidade
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 12 Outubro 2017 02:36

A acareação de quarta-feira (11), entre Milda Cossa e Setina Titosse, não trouxe novidade alguma, relativamente às declarações que as co-arguidas deixaram registadas em sede do tribunal, nas audições de 13 e 14 de Setembro passado. Contudo, por enquanto, as sessões estão suspensas e retomarão a 01 de Novembro próximo.

Continuar...
 
Irmãos Manganhe mantêm declarações contra arguida Setina Titosse mas esta declara inocência em tribunal
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 11 Outubro 2017 02:25

Os irmãos Dércio, Gerson e Binaia Manganhe, que a 20 de Setembro passado compareceram ao tribunal como declarantes, voltaram a sentar no banco dos réus, na terça-feira (10), para acareação com Setina Titosse, acusada de ter orquestrado o desfalque de 170 milhões de meticais – em conluio com outros 23 co-réus – durante parte do período em que foi Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA). Eles mantiveram os depoimentos prestados há sensivelmente três semanas, contra Setina Titosse, que os rebateu alegando que tudo não passa de falsidade e não percebe por que motivo os três confrades e outros co-arguidos insistem em “faltar à verdade ao tribunal”, imputando-lhe acontecimentos que desconhece.

Continuar...
 
Tribunal Judicial de Maputo retoma julgamento do “Caso FDA”
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 10 Outubro 2017 02:38

Retomam, terça-feira (10), as audições dos 24 co-réus acusados de saque de dinheiro no Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), cujo processo-crime está sob alçada do juiz Alexandre Samuel, da 7a. Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM).

Continuar...
 
Julgamento do “Caso FDA” de novo suspenso até Novembro próximo
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 13 Outubro 2017 02:37

O julgamento dos 24 co-arguidos indiciados de roubo de 170 milhões de meticais no Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) está, outra vez, interrompido e deverá retomar a 01 de Novembro próximo, data em que os peritos, a serem indicados pelo Ministério da Economia e Finanças, irão avaliar “o mérito das despesas realizadas no FDA” durante parte do período em que Setina Titosse era Presidente do Conselho de Administração.

Continuar...
 
Ministério Público pede suspensão de liberdade provisória da ré Milda Cossa
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 12 Outubro 2017 02:33

O Ministério Público (MP) requereu, na terça-feira (10), a suspensão de liberdade provisória concedida à ré Milda Cossa, em virtude de esta não ter comparecido ao tribunal, à semelhança de outros arguidos, pese embora tenha sido supostamente notificada, segundo o argumento de uma oficial de justiça afecta à 7a. Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM).

Continuar...
 
Funcionária do FDA volta a entalar-se ao não conseguir justificar como emitiu pareceres favoráveis a projectos incompletos
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 11 Outubro 2017 02:24

Mais uma vez, a empregada do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), Celeste Ismael, foi incapaz de esclarecer ao tribunal, na terça-feira (10), como e com que base emitiu pareceres favoráveis a quatro projectos que beneficiaram de financiamento sem no entanto reunir requisitos para o efeito. Aliás, a co-arguida Atália Machava, uma das pessoas que beneficiaram dos referidos créditos, enrolou-se e baralhou-se durante a sua acareação com aquela ré.

Continuar...
 
Procuradora que forjou atestado médico para se juntar aos camaradas no Congresso da Frelimo está na mira do CSMMP
Escrito por Redação   
Quinta, 05 Outubro 2017 08:32

O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (CSMMP) decidiu instaurar um inquérito para averiguar a autenticidade do atestado médico solicitado às autoridades de saúde, pela magistrada Ivânia Taibo Mussagy, Procuradora da Cidade de Tete, e por meio do qual foi-lhe recomendado repouso de 21 a 30 de Setembro último, por alegadamente por estar adoente. Contudo, ela não seguiu os conselhos do médico e misturou-se com os camaradas no 11o. Congresso da Frelimo, decorrido semana finda, na Matola, província de Maputo.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 80
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.