Faixa publicitária
Autárquicas 2018: Frelimo formaliza inscrição na CNE
Escrito por Emildo Sambo  em 19 Junho 2018
Share/Save/Bookmark

A Frelimo, partido no poder, manifestou na segunda-feira (18), à Comissão Nacional de Eleições (CNE), em Maputo, o interesse em concorrer nas quintas eleições autárquicas, marcadas para 10 de Outubro deste ano.

A par do que tem acontecido nos anos anteriores, as eleições deste ano serão regulados por uma nova legislação eleitoral autárquica, a ser aprovada na sessão extraordinária do Parlamento, entre 21 e 22 de Junho corrente.

Verónica Macamo, mandatária da Frelimo e presidente da Assembleia da República (AR), disse a jornalistas, após inscrever o partido no qual milita, que a sua formação política pretende concorrer em todas as autarquias do país.

A inscrição de partidos políticos, coligações de formações políticas e grupos de cidadãos que aspirem participar no escrutínio em alusão começou na última sexta-feira (15) e termina a 29 deste mês.

A inscrição na CNE é um acto de manifestação de vontade, por parte das entidades acima mencionadas, de que pretendem participar nas eleições autárquicas. Só depois disso os interessados podem posteriormente se candidatar às eleições de Outubro próximo.

Relativamente à indicação de cabeças de listas a serem eleitos presidentes de municípios e aos membros das assembleias autárquicas, Verónica Macamo disse que ainda não foram seleccionados, porque na Frelimo o processo de escolha “é complexo”.

Segundo a mandatária, o seu partido iniciou na segunda-feira (18) a preparação interna das próximas eleições autárquicas e o trabalho consiste na selecção e eleição dos candidatos.

“Nós não indicamos os candidatos da Frelimo, eles são eleitos”, afirmou Verónica Macamo, assegurando que os candidatos serão conhecidos oportunamente. As candidaturas para o escrutínio em questão terão lugar de 05 a 27 de Julho próximo, de acordo com o calendário eleitoral da CNE.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom