Faixa publicitária
Paulo Vahanle vence eleição intercalar em Nampula e só espera proclamação do CC para ser confirmado substituto de Mahamudo Amurane
Escrito por Emildo Sambo  em 23 Março 2018
Share/Save/Bookmark

O candidato da Renamo, Paulo Vahanle, venceu a segunda volta da eleição intercalar autárquica da cidade de Nampula, com 58,60% de votos, e deixou para atrás o candidato da Frelimo, Amisse Cololo, que amealhou 41,40% de votos, segundo os dados divulgados na quinta-feira (22) pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). Os resultados deverão ser ainda proclamados pelo Conselho Constitucional.

Paulo Vahanle e Amisse Cololo disputaram a segunda volta em consequência de não terem obtido votos suficientes para um deles ser declarado vencedor do escrutínio realizado a 24 de Janeiro passado.

Na segunda volta, que teve lugar a 14 do mês corrente, Vahanle conseguiu 55.732, contra 39.376 votos de Cololo. Assim, o candidato da Ranamo é declarado eleito e substituto de Mahamudo Amurane. Este foi assassinado a 04 de Outubro de 2017, na sua residência.

Mais uma vez, o povo voltou a mostrar a sua indiferença em relação ao processo. Dos 296.500 inscritos, absolutamente 67% não se fizeram às urnas. Todavia, comparativamente à primeira volta, em que só votaram 24,90%, houve melhorias.

Segundo Abdul Carimo, presidente da CNE, durante a votação, os agentes do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) encontravam-se em todas as mesas de voto com vista a auxiliarem os cidadãos sem cartão de eleitor ou que estivessem com dificuldades de identificar suas mesas de voto.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 2
FracoBom