Faixa publicitária
“Caso FDA”: Milda Cossa diz que dinheiro que entrava na sua conta e dos irmãos era para Setina Titosse mas esta nega qualquer responsabilidade
Escrito por Emildo Sambo  em 12 Outubro 2017
Share/Save/Bookmark

A acareação de quarta-feira (11), entre Milda Cossa e Setina Titosse, não trouxe novidade alguma, relativamente às declarações que as co-arguidas deixaram registadas em sede do tribunal, nas audições de 13 e 14 de Setembro passado. Contudo, por enquanto, as sessões estão suspensas e retomarão a 01 de Novembro próximo.

Milda Cossa, de 38 anos de idade, é cunhada e ex-assistente particular de Setina Titosse. Esta é ex-antiga Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA). Ela teria movimentado pelo menos 56 milhões de meticais, de forma ilícita, segundo a acusação.

As duas são acusadas de roubo de 170 milhões de meticais dos cofres daquela instituição do Estado, recorrendo a esquemas que envolveram outros co-arguidos.

A esposa de Humberto Cossa – este é primo de Setina Titosse, também no banco dos réus – e irmã mais velha dos irmãos Dércio, Gerson e Binaia Manganhe, ouvidos no tribunal como declarantes.

Sentada ao lado da sua ex-chefe, ela admitiu que movimentou avultadas somas de dinheiro, através das contas bancárias dos seus irmãos, mas estava a cumprir ordens da sua patroa. Esta dava instruções sobre as pessoas para as quais as transferências monetárias deviam ser feitas.

A ré Milda contou que alguns encontros em que recebeu orientações para se apoderar dos cartões dos seus confrades aconteceram na residência da arguida Setina Titosse. “Ela chamou-me pada a casa dela (...).”

Num belo dia, a antiga PCA do FDA mandou Milda para se dirigir a uma agência bancária, na Avenida Eduardo Mondlane, onde encontraria alguém para tratar um assunto relacionado com dinheiro.

Chegado ao local indicado, quem estava lá é Binaia Manganhe, sua irmã. “Fiz transferências para a dona Setina” e para uma senhora identificada pelo nome de “Maria Sameiro”, disse a Milda.

Na audição de 14 de Setembro último, Milda disse que “quem tinha conhecimento e controlo de todas as contas bancárias” dos seus irmãos era alegadamente “a senhora Setina. Todo o dinheiro que entrava na minha conta era para ela (...)”.

Todavia, na acareação afirmou que ficou muito tempo com os cartões de crédito de Dércio, Gerson e Binaia Manganhe, e tinha conhecimento dos respectivos códigos de segurança, vulgo Personal Identification Number (PIN), excepto da sua irmã cuja senha era de domínio de Setina. “Foi a própria dona que me entregou o cartão” da Binaia.

De acordo com a arguida que temos vindo e mencionar, os cartões dos seus irmãos eram usados para cobrir despesas de compras em caso de insuficiência ou falta de fundos nos cartões da ex-número um do FDA.

Confrontada com as declarações da sua cunhada e antiga coadjutora, Setinha foi curta e grossa: “Não tenho nenhuma responsabilidade sobre os cartões” em alusão. Admira-lhe que Milda e os seus parentes imputem a ela os factos a que nos referimos e tantos outros.

Para não se alongar em relação a este assunto, a ré Setina disse que o tribunal devia considerar suas declarações aquando da acareação com Dércio, Gerson e Binaia Manganhe, na terça-feira (10).

Nesse disse, ela disse: “eu mal conheço os irmãos da Milda, excepto o Gerson que vinha à minha casa fazer trabalhos com o meu primo”.

Ademais, salientou que os cartões débito de Dércio, Gerson e Binaia foram confiscados pela própria irmã, alegadamente para ter a certeza de que o crédito que eles acabavam de receber do FDA não seria gasto em coisas fúteis. “Nunca usei cartão de algum deles. Eles estão cientes disso (...)”.

Setina desafiou o tribunal a efectuar diligências junto do BCI no sentido de obter a imagens registadas pelas câmaras de filmagem acopladas às caixas bancárias automáticas, vulgo ATM`s. “Irão ver que não tem lá a minha imagem”.

Comentários   

 
0 #21 Cora 11-06-2018 19:14
Fοr most սp-to-date informatіօn you have tоօ ɡo toߋ
ѕee world-wide-web andd onn ᴡorld-wide-web I found tһiѕ web pagе ɑѕ а best
site for layest updates.

Ηere is mу weblog Free HD Lesbian Porn: http://thelesboporn.com/page/2
Citar
 
 
0 #22 Jacques 15-06-2018 11:04
Juѕt wan to say ʏⲟur article is aѕ astounding. The clearness for үour submit is just cool and that i can suppose you are knowledgeable οn tһіs subject.
Well along ԝith youг permission ⅼet me to tɑke hold οf yopur RSS feed to keep updated wіth impending post.
Tһanks one milliopn and pⅼease continue tһe gratifying
woгk.

my web blog Extreme Foot Fetish: http://extremefetishtube.com/
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom