Faixa publicitária
Calisto Cossa renova promessas na tomada de posse
Escrito por Alfredo Manjate  em 07 Fevereiro 2014
Share/Save/Bookmark

O novo edil da cidade da Matola, Calisto Cossa, renovou esta sexta-feira (07), durante a sua tomada de posse, as promessas feitas durante a campanha eleitoral em Novembro do ano passado, reafirmando o seu compromisso com a governação participativa.

Cossa tomou posse debaixo de chuva torrencial e assumiu o compromisso de, até 2018, altura em que termina o mandato, tornar a Matola uma cidade aprazível, desenvolvida, limpa e segura e onde todos os cidadãos participam na definição do que deve ser realizado em cada bairro daquela autarquia.

Para este edil, todos os munícipes devem participar na monitoria e avaliação das realizações da edilidade. “Eles devem saber quanto é o que o Conselho Municipal tem e onde gasta”. A transparência da governação e dos governantes e a participação dos cidadãos são apontados como sendo as futuras marcas deste governo local.

“Eu, Calisto Moisés Cossa, hoje empossado no cargo de presidente do Conselho Municipal, sou vosso servidor, o vosso instrumento para a realização do sonho colectivo ‘Pela Matola que Queremos’”, disse o novo edil perante dezenas de cidadãos que assistiam ao seu empossamento. Cossa adiantou ainda que a abordagem da sua governação assenta na descentralização e desconcentração de funções aproximando cada vez mais o poder ao munícipe.

“Teremos uma governação onde o presidente (do Conselho Municipal), mensalmente, estará instalado, durante uma semana, no território de um posto administrativo, gerindo a Matola a partir daí, mas com enfoque nas questões específicas dessa posto”, prometeu.

Nove vereadores

Após a tomada de posse do edil, foi a vez dos vereadores, que na sequência foram apresentados ao público. São, no total, nove vereadores distribuídos em área de Finanças e Administração Municipal (Ana Alves); de Obras e Infra-estruturas (Bernardo Dramus); de Salubridade, Ambiente Parques e Jardins (Laitone Melo), de Educação, Cultura, Juventude e Desportos (Francisco Manso); de Saúde, Acção Social e Sociedade Civil (Paula Jacude); de Actividades Económicas e Serviços (Edson Ussaka). Temos ainda três vereadores de Postos Administrativo de Machava-sede (Mário Banze); de Infulene (Júlio Mahumane) e da Matola-Sede (Francisco Cuambe).

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 4
FracoBom