Alguns apartamentos comprados pelo FDA num projecto imobiliário tinham sido escondidos para beneficiar dirigentes
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 22 Setembro 2017 06:45

A administração do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) comprou nove apartamentos com fundos do Estado, no condomínio Joss Village, na capital moçambicana, mas apenas três imóveis tinham sido declarados e desconhecia-se a situação dos restantes, o que levanta suspeitas de que pessoas bem identificadas estariam interessadas em abocanhá-los para o seu próprio benefício. Depois de um trabalho aturado do Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) e do Ministério Público (MP), o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM), que julga o caso do megaroubo de 170 milhões de meticais, com recurso a projectos falsos de criação de gado, agrícola e afins, lançou a mão ao assunto e procura descobrir o que se passou, efectivamente, e quem foram os mentores do pretenso cambalacho.

Continuar...
 
Ministério Público requer acareação dos réus acusados de desvio do dinheiro do FDA
Escrito por Emildo Sambo   
Sexta, 22 Setembro 2017 06:36

O julgamento dos 24 réus acusados de roubo de 170 milhões de meticais no Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) está interrompido, devendo retomar a 10 de Outubro próximo, data em que inicia a acareação de alguns co-réus e declarantes, no âmbito da busca da verdade material, que permitirá ao tribunal tirar as suas ilações e decisões em torno daquele que é, até aqui, considerado o maior caso de desfalque de fundos do Estado em Moçambique.

Continuar...
 
Ex-assistente de Setina Titosse pode ter mentido ao tribunal
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 21 Setembro 2017 05:37

A arguida e ex-assistente particular de Setina Titosse foi desmentida pelos próprios irmãos, em sede do tribunal, relativamente ao seu presumível não envolvimento no desvio de 170 milhões de meticais dos cofres do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), onde a sua antiga patroa – também constituída ré – era Presidente do Conselho de Administração (PCA). Os irmãos Dércio, Gerson e Binaia Manganhe, compareceram ao tribunal, na quarta-feira (20), na qualidade de declarantes, e proferiram depoimentos que sugerem que Milda Cossa pode ter faltado à verdade, de forma deliberada, ao negar que movimentou avultadas somas de dinheiro daquela instituição do Estado para o seu próprio benefício, da sua chefe e de outras pessoas alheias à entidade lesada.

Continuar...
 
Setina Titosse acarinha ex-marido com carro comprado com dinheiro do Estado e chora para convencê-lo a aceitar
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 20 Setembro 2017 06:08

O ganense Michel Maaman Larya, ex-esposo da antiga Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), compareceu, na terça-feira (19), ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM) e alegou que não sabia que a viatura luxuosa com que foi obsequiado pela ré Setina Titosse tinha sido adquirida com dinheiro do erário e nunca procurou saber dela a origem da verba. Para ele receber o carro, a mulher – à data dos factos – precisou derramar lágrimas como forma de convencê-lo a receber o meio circulante.

Continuar...
 
Setina Titosse cada vez mais entalada no caso de desvio do dinheiro do Estado no FDA
Escrito por Emildo Sambo   
Terça, 19 Setembro 2017 05:43

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM) ouviu, na segunda-feira (18), mais seis réus implicados no roubo de 170 milhões de meticais no Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), recorrendo artifícios supostamente arquitectados pela ex-Presidente do Conselho de Administração daquela entidade do Estado, Setina Titosse.

Continuar...
 
Prima da ex-empregada de Setina Titosse admite que recebeu dinheiro do FDA ilicitamente
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 21 Setembro 2017 05:42

A prima da ex-empregada doméstica de Setina Titosse admitiu, na terça-feira (19), em sede do tribunal, o seu envolvimento no megaroubo de 170 milhões de meticais no Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) e revelou que, para além de nunca ter submetido projecto algum a pedir financiamento, bastou apenas reunir uma cópia do bilhete de identidade, NUIT, recibo do Imposto Pessoal Autárquico (IPA) e declaração do bairro para ser desembolsado, a seu favor, 4.787.426 meticais.

Continuar...
 
Advogado de Setina Titosse fracassa na tentativa de impedir presença da imprensa no julgamento
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 21 Setembro 2017 05:34

Caiu redondamente por terra a intenção do advogado de Setina Titosse de ver vedado, à imprensa, o acesso à sala onde decorrem, desde 12 de Setembro em curso, as audiências do julgamento dos réus acusados de envolvimento no desvio de 170 milhões de meticais do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), supostamente por estar a publicitar as imagens dos réus e reproduzir os actos processuais, o que coloca em causa “o direito ao bom nome e à imagem”.

Continuar...
 
Funcionária do FDA ligada à aprovação de projectos presta declarações reticentes em tribunal
Escrito por Emildo Sambo   
Quarta, 20 Setembro 2017 06:00

A técnica de monitoria e avaliação, afecta ao Departamento Agro-pecuário no Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), Celeste Ismael, tentou, na terça-feira (19), convencer ao tribunal de que ela não está, de forma alguma, envolvida na aprovação de projectos considerados falsos, alguns dos quais de mutuários inexistentes, e que deram azo ao saque de 170 milhões de meticais daquela entidade do Estado. Ela é indiciada, por exemplo, de ter emitido pareceres favoráveis a quatro programas para concessão de financiamento, ignorando o facto de os mesmos não reuniam requisitos para o efeito e revelou-se hesitante quando foi chamada a se defender.

Continuar...
 
Réus voltam a comprometer ex-PCA do FDA, acusando-a de ser mentora do roubo de dinheiro
Escrito por Emildo Sambo   
Segunda, 18 Setembro 2017 05:55

O sobrinho, os colegas e as amigas da ex-Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), Setina Titosse, assumiram, na sexta-feira (15), no tribunal, o seu envolvimento no saque de 170 milhões de meticais naquela instituição do Estado. Todavia, acusaram Setina Titosse de ter preparado e materializado o plano usando pessoas mais próximas de si e alheias à entidada lesada, incluído o seu ex-marido.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 78
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.