Em Moçambique persiste a impunidade e restrição das liberdades de expressão e manifestação
Escrito por Redação   
Quinta, 23 Fevereiro 2017 07:26

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) em Moçambique e os apoiantes do maior partido da oposição, a Renamo, cometeram violações de direitos humanos com impunidade, entre os quais assassinatos, tortura e outros maus-tratos, o que forçou milhares de pessoas a fugirem para o Malawi e Zimbabwe. Quem o diz é a Amnistia Internacional (AI) no seu relatório intitulado “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo”.

Continuar...
 
Corrupção compensa em Moçambique e Jeremias Tchamo é exemplo disso, segundo o CIP
Escrito por Redação   
Quarta, 22 Fevereiro 2017 07:17

A condenação de Jeremias Tchamo, antigo quadro sénior e administrador financeiro das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), a dois anos de pena suspensa, por ter celebrado imerecidamente 25 contratos entre esta companhia e uma empresa de construção civil pertencente ao seu irmão, é uma demonstração clara e inequívoca, à sociedade moçambicana, de que a punição dos crimes de corrupção e outros conexos no país ainda é tratada de forma pouco eficaz e branda, o que evidencia fragilidades na legislação anti-corrupção, que necessita de uma nova reforma urgente.

Continuar...
 
Funcionários públicos em Nampula exigem inovações na revisão do EGFAE
Escrito por Júlio Paulino   
Segunda, 20 Fevereiro 2017 07:39

Os funcionários públicos afectos a várias instituições na província de Nampula exigem a eliminação de descontos salariais para assistência médica e medicamentosa, o aumento dos dias de licença de parto e celeridade nas promoções e progressões de carreira.

Continuar...
 
Edil de Nampula queixa-se de ser vítima do próprio partido
Escrito por Júlio Paulino   
Quarta, 08 Fevereiro 2017 07:32

O Movimento Democrático de Moçambique na cidade de Nampula vive momentos de tensão devido a um braço-de-ferro que opõe esta formação política e o presidente daquela autarquia, Mahamudo Amurane. Este, disse à imprensa, na manhã desta terça-feira (07), que no seu partido há gente que o quer ver pelas costas, supostamente por não compactuar com algumas atitudes que atentam contra os princípios de gestão da pública em detrimento dos interesses pessoais e partidários.

Continuar...
 
Presidente Nyusi nomeia conterrâneo, general e empresário para dirigir a “secreta”
Escrito por Redação   
Terça, 31 Janeiro 2017 07:22

ArquivoO Presidente Filipe Nyusi nomeou esta segunda-feira(30) Lagos Henriques Lidimo, o empresário seu conterrâneo e general na reserva com experiência de combater a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), para o cargo de director-geral do Serviço de Informação e Segurança do Estado(SISE), substituindo Gregório Leão José um dos mentores dos empréstimos secretos e ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM.

Continuar...
 
Mahamudo Amurane “gazeta” Comissão Política do seu partido em Nampula
Escrito por Júlio Paulino   
Terça, 21 Fevereiro 2017 07:31

Foto de Júlio PaulinoO vínculo entre Mahamudo Amurane, presidente do município de Nampula, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) parece estar cada vez mais a enfraquecer e as relações a azedarem. Depois de se queixar de uma suposta perseguição encetada pelo seu partido com o objectivo de denegrir a sua imagem, o edil mandou passear a reunião da Comissão Política do MDM e não justificou as razões por detrás deste procedimento.

Continuar...
 
PGR incapaz de esclarecer assassinato do juiz Dinis Silica e arquiva o caso
Escrito por Redação   
Sexta, 10 Fevereiro 2017 07:41

ArquivoO assassinato bárbaro do juiz Dinis Francisco Silica Nhavotso, a 08 de Maio de 2014, foi um crime perfeito. Parece ser esta a mensagem que a Procuradoria-Geral da República (PGR) pretende deixar àqueles que ainda acreditam no esclarecimento de tantos outros homicídios similares, tais como os que envolvem o economista Siba-Siba Macuácua e o constitucionalista Gilles Cistac. Volvidos mais de dois anos de investigação, a instituição guardiã da legalidade em Moçambique assume que “não se apurou quem foram” os assassinos do magistrado.

Continuar...
 
Negociações para paz em Moçambique vão retomar em breve mas sem mediadores internacionais
Escrito por Redação   
Sexta, 03 Fevereiro 2017 20:24

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou esta sexta-feira(03) o fim da mediação internacional nas negociações de paz entre o Governo e o partido Renamo. A nova fase do diálogo foi confirmada por Afonso Dhlakama, “Será a partir da segunda-feira que vamos criar os novos grupos, grupo para tratar de assuntos da descentralização da Administração do Estado e um grupo dos assuntos militares e assim iremos retomar o diálogo lá em Maputo”.

Continuar...
 
Moçambique prevalece um país corrupto e cai 32 lugares no ranking internacional
Escrito por Emildo Sambo   
Quinta, 26 Janeiro 2017 07:54

As dívidas ocultas, assumidas pelo Governo como sendo dívida pública, os casos Embraer nas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e Odebrecht, considerados o rosto de corrupção internacional, estimulados pelo facto de o sistema judiciário ser inerte e incapaz de se fazer valer, tiraram Moçambique da posição 112, em 2015, para a posição 144, em 2016, no Ranking da Transparência Internacional Sobre Corrupção. Os grandes corruptos continuam intocáveis e a comer à grande e à francesa, o que dá azo para que pense que o punho das autoridades só açoita as “miudezas”.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 69
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.