Faixa publicitária
Liga Nacional de Basquetebol: Ferroviário de Maputo líder da fase regular
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Desporto
Escrito por Duarte Sitoe  em 22 Junho 2015
Share/Save/Bookmark

Em confronto relativo à sétima e última jornada da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol sénior masculino, o Ferroviário de Maputo derrotou o seu homónimo da Beira, por 82 a 58, e terminou a primeira etapa da competição com o saldo de sete vitórias em igual número de jogos. Por seu turno, o Desportivo venceu o Costa do Sol pela marca de 82 a 73.

O Ferroviário de Maputo teve um registo imaculável na primeira fase da Liga Nacional de Basquetebol, ao somar sete vitórias em igual número de embates. A equipa de Carlos Aik foi a única imbatível na fase regular.

Na partida da sétima e última jornada, naquela que foi a reedição da final da edição passada, os locomotivas de Maputo mediram forças com os da Beira. Foi um confronto em que os vice-campeões nacionais dominaram desde o primeiro até ao último segundo.

Se por um lado estava um Ferroviário de Maputo dominador, no outro extremo estava um Ferroviário de Beira que, mais uma vez, não fez valer o estatuto de bicampeão nacional.

Nos primeiros dois períodos, ou seja, na primeira parte, os locomotivas da capital do país, apesar de terem cometido muitos turn-overs, converteram 39 pontos, mais 10 que o seu rival. Manuel Ubisse, com 12 pontos, foi a unidade mais produtiva da equipa de Carlos Aik, enquanto Ismael Nurmamad, ao averbar um total de oitos pontos, destacou-se nas hostes da formação de Luiz Hernandez.

Em desvantagem no marcador, no reatamento da partida, o Ferroviário da Beira tentou usar o jogo exterior para bloquear a defesa à zona montada por Carlos Aik; todavia, os seus extremos não conseguiam acertar no cesto.

Por seu turno, os locomotivas de Maputo continuavam com a mesma estratégia, ou seja, apostavam mais nas jogadas interiores, uma vez que o treinador da equipa contrária mandou os seus jogadores exercerem um forte pressão nas saídas de bola.

Diferentemente do sucedido na primeira etapa, o terceiro e o quarto período foram mais produtivos no que toca à pontuação. Nesta fase, os dois conjuntos marcaram 71 pontos. O Ferroviário de Maputo voltou a levar a melhor sobre o seu rival, ao converter 42 pontos contra 29 dos bicampeões nacionais.

O encontro terminou com o resultado de 82 a 58 a favor dos vice-campeões nacionais, que somaram, assim, a sétima vitória em igual número de jogos.

Alvinegros derrotam canarinhos e consolidam a segunda posição

Ainda na sétima e última jornada da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol sénior masculino, numa partida em que estava em disputa a segunda posição desta etapa, o Desportivo de Maputo bateu o Costa do Sol por uma diferença de nove pontos, ou seja, 82 a 73.

Por seu turno, a Universidade Pedagógica de Maputo perdeu diante do Maxaquene pela marca de 77 a 65, enquanto o Vaz Team da Beira alcançou a sua primeira vitória na prova, derrotando a Universidade Pedagógica de Nampula por 85 a 69.

Concluída a primeira fase da competição, o Ferroviário de Maputo lidera a prova com um total de 14 pontos, mais um que o segundo classificado, Desportivo. O Costa do Sol encontra-se na terceira posição, com 12 pontos, contra 11 do Maxaquene no quarto lugar.

Nos quartos-de-final, na qualidade de primeiro classificado, o Ferroviário de Maputo vai medir forças com a Universidade Pedagógica de Nampula, e o Desportivo vai jogar com o Vaz Team da Beira. Por sua vez, o Costa do Sol defrontará a Universidade Pedagógica de Nampula, enquanto o bicampeão nacional terá pela frente o Maxaquene.

Resultados da 7ª jornada:

Ferroviário de Maputo 82 – 58 Ferroviário da Beira

Universidade Pedagógica de Nampula 69 – 85 Vaz Team da Beira

Maxaquene 77 – 65 Universidade Pedagógica de Maputo

Costa do Sol 72 – 82 Desportivo de Maputo

Jogos dos quartos-de-final:

Ferroviário de Maputo X Universidade Pedagógica de Nampula

Desportivo de Maputo X Vaz Team da Beira

Maxaquene X Ferroviário da Beira

Costa do Sol X Universidade Pedagógica de Maputo

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom