Faixa publicitária
Moçambola 2014 começa em Pemba a 22 de Março
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Desporto
Escrito por David Nhassengo  em 11 Março 2014
Share/Save/Bookmark

O Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, tem o pontapé de saída marcado para o próximo dia 22 na cidade de Pemba, na província nortenha de Cabo Delgado. Os campeões nacionais, sem o treinador e várias estrelas que fizeram dela também a equipa fair-play de 2013, vão iniciar a defesa do título recebendo na Matola o Clube de Chibuto.

A noite de gala da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) teve lugar numa das instâncias hoteleiras da capital do país e foi precedida pela realização da Assembleia Geral Ordinária daquele organismo gestor do Campeonato Nacional de Futebol. O momento mais alto daquela cerimónia bastante concorrida por desportistas e políticos foi, sem dúvidas, o tão aguardado sorteio do Moçambola, certame cujo arranque está previsto para o próximo dia 22 de Março.

Depois da aprovação da cidade de Pemba como o ponto do país que irá acolher a partida inaugural deste campeonato, a lotaria definiu que o regressado Ferroviário de Pemba receberá o Clube dos Desportos da Maxaquene no estádio municipal daquela urbe.

O campeão nacional, a Liga Desportiva Muçulmana, começa a defesa do título em casa, diante de um adversário de peso, o Clube de Chibuto. Esta partida marcará, por outro lado, o regresso de Sérgio Faife Matsolo ao comando técnico dos muçulmanos, bem como a estreia do treinador português João Eusébio ao serviço dos “guerreiros”.

Apesar de terem perdido maior parte dos jogadores que venceu o Moçambola do ano passado, como também o respectivo treinador, Litos Carvalha, os muçulmanos da capital querem revalidar o título, pelo que só pensam numa vitória neste jogo inaugural. O Chibuto, por sua vez, quer triunfar para atingir o seu despretensioso objectivo que passa necessariamente por superar a sétima posição de 2013.

Os campeões nacionais em título, refira-se, nunca venceram o Clube de Chibuto em partidas oficiais. Disputadas quatro, os “guerreiros” somam três vitórias e um empate. Todavia, as duas colectividades defrontaram-se durante a pré-época, na Matola, com a vitória a pender para o lado dos muçulmanos por 3 a 2.

Outro jogo auspicioso desta primeira jornada coloca o frente-a-frente, no chamado Caldeirão do Chiveve, entre o Ferroviário da Beira e o homónimo da cidade capital do país. O regressado Desportivo de Maputo jogará diante do Têxtil de Púnguè no Estádio Nacional do Zimpeto, enquanto o Ferroviário de Quelimane viajará até à capital do país para medir forças com o Costa do Sol.

Liga Muçulmana vencedora de três prémios

Momentos antes da realização do sorteio, a LMF premiou aos que, colectiva e individualmente, mais se destacaram na última edição do Moçambola. Na qualidade de campeã nacional, a Liga Muçulmana recebeu um cheque no valor de 600 mil meticais pelo triunfo, enquanto o vice-campeão, o Ferroviário da Beira, auferiu pela segunda vez consecutiva o valor de 150 mil.

Os muçulmanos conquistaram ainda o prémio de equipa fair-play no valor de 50 mil meticais sendo que, no capítulo individual, Sonito foi agraciado com um cheque monetário de 100 mil meticais correspondente ao galardão de Melhor Marcador ao serviço dos campeões nacionais.

Victor, do estreante Desportivo de Nacala no Moçambola-2013, consagrado guarda-redes menos batido daquela prova, auferiu por isso 100 mil meticais enquanto, para a surpresa de todos, Rúben foi eleito Jogador Mais Valioso e com direito a um cheque de 50 mil.

No que à arbitragem diz respeito, Samuel Chirindza foi considerado o árbitro mais regular de acordo com os relatórios da Comissão Nacional de Arbitragem, tendo auferido 50 mil meticais.

Um ridículo aproveitamento político de Nyusi

Os desportistas presentes na gala da LMF mostraram-se incrédulos e surpreendidos com a estranha presença de Filipe Jacinto Nyusi, recentemente anunciado candidato do partido Frelimo à Presidência da República de Moçambique. Ainda que fosse, actualmente, ministro da Defesa Nacional, o papel prestado por aquele político não "deixou" de ser ridículo, sobretudo pelos organizadores do evento.

“ (…) Temos aqui o candidato da Frelimo e futuro Presidente de Moçambique (…)”, disse, de forma introdutória e pouco elegante, Sérgio Marcos, o mestre de cerimónias, curiosamente jornalista da Televisão de Moçambique (TVM) e comentador desportivo de uma cadeia televisiva sul-africana, manifestamente denunciando que a comparência de Nyusi na gala não passava de uma manobra de propaganda e de aproveitamento político.

“O que ele vem fazer aqui?”, questionavam, aos sussurros, muitos dirigentes desportivos, enquanto outros respondiam, de forma categórica, que “vem lançar a sua apagada imagem”.

Sérgio Marcos, numa outra ocasião, convidou Filipe Nyusi, mormente adjectivando-o de candidato do partido Frelimo, a subir ao palco para fazer a surpreendente entrega do prémio de Jogador Mais Valioso a Rúben, jogador do Costa do Sol.

As reacções do sorteio

Michel Grispos, Desportivo de Maputo

“O resultado do sorteio foi bom para nós. Podemos não ser os principais candidatos ao título, mas vamos lutar, a cada minuto, por esse objectivo. O Desportivo é um clube grande, com tradição no Moçambola e que por isso penso que não é sensato afirmar que vai lutar pela manutenção. Temos um plantel que nos deixa confortáveis. Temos vindo a trabalhar intensamente para que nada falhe durante a prova. Agora resta-nos pedir a união da massa associativa”.

Caetano Sousa, Costa do Sol

“O sorteio ditou o que ditou. Defrontaremos o Ferroviário de Quelimane na abertura e o Ferroviário da Beira na segunda jornada. Penso que são jogos aliciantes, emocionantes e que trarão muitas surpresas. O Costa do Sol está a crescer em termos competitivos. Não vamos deixar de perseguir o título que nos foge há muitos anos. Fomos ao mercado de contratações e rejuvenescemos a equipa, como também contámos com os préstimos de um novo treinador”.

Juneid Lalgy, Clube do Chibuto

“Não será desta vez que iremos lutar pelo título. Queremos melhorar a classificação que conseguimos no ano passado. Estamos determinados a alcançar esse objectivo, até porque temos um novo treinador e uma equipa rejuvenescida. Estamos melhor estruturados em comparação com o ano passado. Só espero que os árbitros estejam a altura de permitir que haja bom futebol nos campos”.

Mohamed Munir, Desportivo de Nacala

“Esta época será muito especial para nós. Vamos jogar na nossa própria casa, o que não aconteceu no ano passado. Queremos ocupar os primeiros cinco lugares e penso que estamos em condições de o poder fazer. Na primeira jornada vamos a Songo defrontar uma grande equipa que definiu como objectivo a conquista do título”.

Edmundo Macamo, Ferroviário de Pemba

“Travámos uma grande batalha para regressar ao Moçambola. Conseguimos e agora vamos trabalhar arduamente para garantir a manutenção. Descer já não faz parte dos nossos planos, apesar de estarmos tristes com o sorteio que nos colocou diante do Maxaquene.

Eis o calendário completo do Moçambola

1ª Jornada

Ferroviário de Pemba X Maxaquene

HCB de Songo X Desportivo de Nacala

Ferroviário de Quelimane X Costa do Sol

Ferroviário da Beira X Ferroviário de Maputo

Liga Muçulmana X Clube de Chibuto

Desportivo de Maputo X Têxtil de Púnguè

Ferroviário de Nampula X Estrela Vermelha da Beira

2ª Jornada

Desportivo de Nacala X Ferroviário de Quelimane

Estrela Vermelha da Beira X HCB de Songo

Têxtil de Púnguè X Ferroviário de Nampula

Ferroviário de Pemba X Desportivo de Maputo

Clube de Chibuto X Maxaquene

Ferroviário de Maputo X Liga Muçulmana

Costa do Sol X Ferroviário da Beira

3ª Jornada

HCB de Songo X Ferroviário de Quelimane

Ferroviário da Beira X Desportivo de Nacala

Liga Muçulmana X Costa do Sol

Maxaquene X Ferroviário de Maputo

Desportivo de Maputo X Clube de Chibuto

Ferroviário de Nampula X Ferroviário de Pemba

Estrela Vermelha da Beira X Têxtil de Púnguè

4ª Jornada

Desportivo de Nacala X Liga Muçulmana

Ferroviário de Quelimane X Ferroviário da Beira

Têxtil de Púnguè X HCB de Songo

Ferroviário de Pemba X Estrela Vermelha da Beira

Clube de Chibuto X Ferroviário de Nampula

Ferroviário de Maputo X Desportivo de Maputo

Costa do Sol X Maxaquene

5ª Jornada

HCB de Songo X Ferroviário da Beira

Liga Muçulmana X Ferroviário de Quelimane

Maxaquene X Desportivo de Nacala

Ferroviário de Nampula X Ferroviário de Maputo

Estrela Vermelha da Beira X Clube de Chibuto

Têxtil de Púnguè X Ferroviário de Pemba

6ª Jornada

Desportivo de Nacala X Desportivo de Maputo

Ferroviário de Quelimane X Maxaquene

Ferroviário da Beira X Liga Muçulmana

Ferroviário de Pemba X HCB de Songo

Clube de Chibuto X Têxtil de Púnguè

Ferroviário de Maputo X Estrela Vermelha

Beira Costa do Sol X Ferroviário de Nampula

7ª Jornada

Maxaquene X Ferroviário da Beira

Desportivo de Maputo X Ferroviário de Quelimane

Ferroviário de Nampula X Desportivo de Nacala

Estrela Vermelha Beira X Costa do Sol

Têxtil de Púnguè X Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Pemba X Clube de Chibuto

HCB de Songo X Liga Muçulmana

8ª Jornada

Desportivo de Nacala X Estrela da Vermelha da Beira

Ferroviário de Quelimane X Ferroviário de Nampula

Ferroviário da Beira X Desportivo de Maputo

Liga Muçulmana X Maxaquene

Clube de Chibuto X HCB de Songo

Ferroviário Maputo X Ferroviário de Pemba

Costa do Sol Maputo X Têxtil de Púnguè

9ª Jornada

HCB de Songo X Maxaquene

Desportivo de Maputo X Liga Muçulmana

Ferroviário de Nampula X Ferroviário da Beira

Estrela Vermelha da Beira X Ferroviário de Quelimane

Têxtil de Púnguè X Desportivo de Nacala

Ferroviário de Pemba X Costa do Sol

Clube de Chibuto X Ferroviário Maputo

10ª Jornada

Desportivo de Nacala X Ferroviário de Pemba

Ferroviário de Quelimane X Têxtil de Púnguè

Ferroviário da Beira X Estrela Vermelha da Beira

Liga Muçulmana X Ferroviário de Nampula

Maxaquene X Desportivo de Maputo

Ferroviário de Maputo X HCB de Songo

Costa do Sol X Clube de Chibuto

11ª Jornada

HCB de Songo X Desportivo de Maputo

Ferroviário de Nampula X Maxaquene

Estrela Vermelha da Beira X Liga Muçulmana

Têxtil de Púnguè X Ferroviário da Beira

Ferroviário de Pemba X Ferroviário de Quelimane

Clube de Chibuto X Desportivo de Nacala

Ferroviário de Maputo X Costa do Sol

12ª Jornada

Desportivo de Nacala X Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Quelimane X Clube de Chibuto

Ferroviário da Beira X Ferroviário de Pemba

Liga Muçulmana X Têxtil de Púnguè

Maxaquene X Estrela Vermelha da Beira

Desportivo de Maputo X Ferroviário de Nampula

Costa do Sol X HCB de Songo

13ª Jornada

HCB de Songo X Ferroviário de Nampula

Estrela Vermelha da Beira X Desportivo de Maputo

Têxtil de Púnguè X Maxaquene

Ferroviário de Pemba X Liga Muçulmana

Clube Chibuto X Ferroviário da Beira

Ferroviário de Maputo X Ferroviário de Quelimane

Costa do Sol X Desportivo de Nacala

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 5
FracoBom