Faixa publicitária
Literatura: Juvenal Bucuane publica "Crendices e Crenças"
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Cultura
Escrito por {ga=fchuquela}  em 31 Julho 2012
Share/Save/Bookmark

Tem lugar, esta Quarta-feira (1), em Maputo, o lançamento da obra “Crendices ou Crenças” do escritor moçambicano Juvenal Bucuane. O evento terá lugar no Complexo Zambi, a partir das 17.30 horas.

Depois de evidenciar-se na literatura moçambicana como poeta, desta vez, Juvenal Bucuane pretende expressar-se através da prosa, num livro em que dentre vários assuntos reflecte a questão dos hábitos e costumes culturais dos moçambicanos, incluindo alguns conflitos sociais.

A analisar pelo seu percurso na prosa, cujo primeiro salto deu-se em 1989 quando publicou o livros Xefina e O Segredo da Alma, pode-se esperar da nova obra do autor, uma exposição de maturidade e, em certo grau, uma escrita carregada de responsabilidade com uma critatividade aliada à experiência.

Entretanto, Bucuane, estreou-se na literatura na especialidade de poesia e constam da sua produção livros como A Raiz e o Canto, Requiem-Com os Olhos Secos e Limbo Verde, todos publicados entre 1985 e 1992.

Mais adiante, em 2009, rende-se às suas capacidades de contitas, o escriba publica três obra de prosa, nomeadamente, Desabafo e Outras Estórias, Xefina e Zevo, bem como Miliciano e Outros Contos.

Juvenal Bucuane nasceu na cidade de Xai-Xai, em 1951, e licenciou-se em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane.

Na literatura, além do exercício da própria escrita, foi director e secretário-administrativo da revista literária Charrua (1984) e é membro efectivo da Associação dos Escritores Moçambicanos, onde desempenhou a função de secretário-geral.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 2
FracoBom