Espaço aberto <


Contra uma Filosofia sem filósofos
Escrito por Redação   
Quinta, 28 Outubro 2010 11:32

Após a leitura da obra Os Tempos da Filosofia (2004) de Severino Ngoenha apercebi-me de que a tradição filosófica ocidental permitiu que cada época fosse marcada distintamente pelo seu modo de interpretar a realidade e conceber o mundo. Ao contrário, em África, foram as formas de lutar para conceber uma melhor sociedade que determinaram a caracterização das mesmas. Por isso, é mais fácil para uma criança entender o significado do poder da violência, ao invés de perceber a importância e o valor do silêncio.

Actualizado em Segunda, 01 Novembro 2010 10:08
Continuar...
 
Estudantes da UEM passam refeições sem água para beber
Escrito por Redação   
Quinta, 28 Outubro 2010 11:24

Exmo Senhor Director do CAMPUS, Obrigado por permitir que, através desse jornal, consiga expressar os sentimentos dos que não têm voz.

A UEM, através da Direcção dos Serviços Sociais (DSS), fornece refeições aos seus estudantes em três restaurantes fixos, a saber: COLMEIA II, SELF (Residência Universitária no 1) e R 8 (Residência Universitária no 8). Este princípio baseia-se no facto de que grande parte dos estudantes desta maior e mais antiga instituição do ensino superior vem das províncias e, no geral, safa-se socorrendo-se do apoio do Estado para garantir a sua alimentação.

Actualizado em Segunda, 01 Novembro 2010 10:07
Continuar...
 
Para os meus melhores amigos
Escrito por Danúbio Mondlane   
Terça, 17 Agosto 2010 14:52

Dedico a vocês, que nunca ouvirão falar de mim e mesmo se ouvirem, nunca compreenderão e mesmo que compreendam, nunca sentirão.

Continuar...
 
Jornais gratuitos para os jovens?
Escrito por Danúbio Mondlane   
Terça, 17 Agosto 2010 14:47

Praga. Evidentemente, os jornais impressos estão a enfrentar uma crise numa época de jornalismo digital. As grandes empresas de informação impressa devem admitir que a venda nas ruas das grandes cidades foram reduzidas desde a revolução da Internet, que começou na década de 1990.

Continuar...
 
A juventude ao deus-dara
Escrito por Danúbio Mondlane   
Segunda, 16 Agosto 2010 15:08

Muitos jovens, quando me ouvem dizer que quando deixei de estudar fi-lo sem querer, mas sim por outras razões, ficam sempre à espera de ouvir a minha história. No longínquo ano de 1977, estudava na Escola Secundária Josina Machel, e fui contactada para fazer parte dos jovens quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros, um ministério novo, de raiz.

Continuar...
 
Amizade
Escrito por Danúbio Mondlane   
Terça, 17 Agosto 2010 14:53

A amizade é um casamento de almas entre dois homens de bem. Pois os maus têm cúmplices. Os voluptuosos têm companheiros de deboche;

Continuar...
 
Espaço em branco
Escrito por Danúbio Mondlane   
Terça, 17 Agosto 2010 14:50

Não sei o que sou. Talvez até nem queira saber, tenho medo da persistente verdade que teimo em tornar invisível, que sabe a fel ao paladar do meu ego, e tortura meu orgulho tenho medo da persistente verdade que não me permite fechar os olhos a esta realidade,

Continuar...
 
O Julgamento do Milho,Batuque, Perdiz e Bebé de Fraldas Galo
Escrito por Danúbio Mondlane   
Segunda, 16 Agosto 2010 15:10

Bhouu... bhou... bhou... - esta iniciado o julgamento. Declara o Amendoim na qualidade de Juiz. E prossegue. - Para questões de veracidade, o julgamento tem como sistema, interrogar cada réu na ausência dos restantes, tendo o mesmo em discussão o massacre na machamba de Moçambique, Em seguida, tosse, bebe uma água e grita.

Continuar...
 


  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.