Faixa publicitária
Depressão Tropical transborda bacia do Messalo e barragem de Nacala; Ilha de Moçambique, Mossuril e Nacarôa sem electricidade
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Vida e Lazer - Ambiente
Escrito por Redação  em 17 Janeiro 2018 (Actualizado em 18 Janeiro 2018)
Share/Save/Bookmark

A Depressão Tropical que desde esta segunda-feira fustiga o Norte de Moçambique deverá progredir para o interior das províncias de Nampula e Niassa e originar chuvas intensas também em Tete. A forte precipitação que caiu, 214,3 milímetros foram registados no litoral de Nampula, fez transbordar as bacia do Messalo e a barragem de Nacala e deixou às escuras a Ilha de Moçambique e os distritos de Mossuril e Nacarôa.

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) alerta que, como resultado da entrada da Depressão Tropical sobre a província de Nampula (entre os distritos de Angoche e Nacala), chuvas muito fortes deverão continuar a cair, podendo ocorrer em regime intenso (mais do que 100 milímetros em 24 horas) e acompanhadas temporariamente de trovoadas severas e ventos com rajadas até 60 quilómetros por hora, em quase todos os distritos das províncias de Nampula e Cabo Delgado.

Também serão fustigados pelo aguaceiro forte os distritos de Gurué, Alto Molócué, Gilé, Namarrói, Lugela, Milange, Pebane e Ile(na províncias da Zambézia); os distritos de Mecanhelas, Cuamba, Metarica, Maúa, Mecula, Marrupa, Nipepe, Majune, Ngauma e Mandinba(na províncias de Niassa); e ainda os distritos de Moatize, Tsangano, Angónia e Macanga(na província de Tete).

Devido a aguaceiro originado pela Depressão Tropical, que deverá influencia o estado do tempo no Centro e Norte até sexta-feira(19), a bacia do Messalo em Nairoto atingiu e superou o alerta em 0.45 metros, na manhã de terça-feira(16), tendo como impactos a intransitabilidade da via entre os postos administrativos de Mirate e Nairoto no distrito de Montepuêz, devido ao galgamento da ponte.

“A barragem de Nacala, na bacia do Sanhute atingiu o Nível de Pleno Armazenamento, efectuando descargas de superfície livre, tendo como impactos o condicionamento da transitabilidade entre a localidade de Namige e o distrito de Mossuril, afectando as comunidades de Muerete, Mouzinho, Mpaco, Monuco e Sanhute”, indica um comunicado da Direcção Nacional dos Recursos Hídricos(DNRH).

Segundo a DNRH, a bacia do Megaruma em Megaruma, mantém níveis acima do alerta, com tendência a baixar, tendo como impactos a intransitabilidade da via entre os distritos de Chiúre-Mecúfi.

Nas próximas 72 horas a Direcção Nacional dos Recursos Hídricos prevê a “subida dos níveis nas bacias dos rios Megaruma em Megaruma e Messalo em Nairoto, podendo se manterem em alerta e nas estações de Miangalewa na bacia do Messalo e Mecuia na bacia de Montepuêz poderão atingir o alerta(...) Prevê-se igualmente, a prevalência de inundações urbanas localizadas na cidade de Pemba e risco de erosão nas cidades de Nampula, Nacala, Cuamba e Pemba”.

A forte precipitação e ventos fortes desta segunda-feira(15), para além de danos em infra-estruturas públicas e privadas, deitou à baixo pelo menos 28 postes de transporte de energia eléctrica entre o distrito de Monapo e a Ilha de Moçambique, deixando o município património da Humanidade às escuras assim como os distritos de Mossuril e Nacarôa.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom