Faixa publicitária
Antigo membro da oposição nomeado primeiro-ministro do Congo
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - África
Escrito por Agências  em 25 Abril 2016
Share/Save/Bookmark

Clément Mouamba foi nomeado no fim de semana primeiro-ministro do Congo pelo Presidente reeleito do mesmo país, Denis Sassou Nguesso, uma semana depois da sua investidura para um novo mandato de cinco anos, depois da sua vitória nas eleições presidenciais.

Banqueiro, formado em França, Clément Mouamba, de cerca de 60 anos de idade, é originário de Lékoumou, no sudoeste do Congo, é incumbido de formar a futura equipa governamental.

Ex-ministro congolês das Finanças, de 1992-1993, sob o regime do então Presidente destituído, Pascal Lissouba, o novo chefe de Governo foi excluído em Julho último da União Pan-africana para a Democracia Social (UPADS), principal partido de oposição.

O também alto quadro do Banco dos Estados da África Central (BEAC) é casado e pai de 14 filhos, vai enfrentar vários desafios.

Durante o seu juramento para o novo mandato de cinco anos, o Presidente congolês prometeu algumas reformas “necessárias à transformação do Congo”, nomeadamente a diversificação da economia, a descentralização, soluções para o problema do desemprego de jovens, a consolidação da solidariedade e da unidade nacional.

A seu ver, estas metas só podem ser alcançadas as diferentes instituições da República, entre as quais, o Governo, se mostrarem à altura das expectativas das populações.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom