Faixa publicitária

Custo de Visto triplica e DIRE quase duplicou de preço em Moçambique

Diante da cada vez maior entrada de cidadãos expatriados  em Moçambique o Governo decidiu rever em alta os custos de ...

Principal forma de protecção social em Moçambique “ainda é ter muitos filhos”

Em Moçambique “a principal forma de protecção social ainda é ter muitos filhos e não estes que nós estamos a cri...

Eleitores “fantasmas” da Província de Gaza estão no Chókwè, Chibuto Limpopo e Chongoene

Indiferente as evidências do INE sobre a população com idade para votar na Província de Gaza e ignorando os apelos d...

Grande procura por acções da HCB mesmo sem contas auditadas, saneamento da dívida com EDM tem biliões de diferença

Como era expectável a procura pelas acções da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) superou a Oferta Pública de Vend...

Faixa publicitária
Moçambique pondera retaliar contra RSA, Zimbabwe e Malawi que impedem exportação de produtos nacionais
Destaques - Nacional

Foto de Adérito CaldeiraA África do Sul e o Zimbabwe têm criado dificuldades administrativas impedido que empresas moçambicanas exportem os seus produtos ao abrigo do Protocolo da SADC, o ministro Ragendra de Sousa disse ao @Verdade que o nosso país pondera retaliar. “Nós temos esta arma connosco que é a nossa localização geográfica (...)qualquer dia aquele meu colega da fronteira vai apanhar malária e não abre a fronteira 3 dias”.

Continuar...
 
Chanaya comanda Moçambique no Mundial de basquetebol sub-19
Destaques - Desporto

Foto da FIBA Após ter carregado Moçambique para uma impressionante vitória sobre as anfitriãs, no sábado (21), a extremo-poste Chanaya Pinto está a mostrar na Tailândia, onde decorre o Mundial sub-19, que passou de promessa a estrela do basquetebol moçambicano liderando a nossa a nossa selecção numa admirável recuperação este domingo (22) diante do Canadá, contudo insuficiente para somar a segunda vitória.

Continuar...
 
MDM, Renamo e Frelimo elevam “cônjuge ou companheiro da união de facto” para primeira linha do processo sucessório
Destaques - Democracia

Foto de Adérito CaldeiraA Assembleia da República podia ter adoptado, durante a semana passada, a denominação “Casa das Mulheres” com aprovação de dispositivos legais há muitos anos haviam sido engavetados e que efectivamente empoderam a mulher moçambicana. Uma das principais decisões, “por consenso e aclamação” das três bancadas parlamentares, é a elevação do “cônjuge ou companheiro da união de facto” para primeira linha do processo sucessório. Até agora o cônjuge estava na quarta posição na chamada de herdeiros em Moçambique.

Continuar...
 
Gerais 2019: “Onda vermelha” de Nyusi imparável graças ao Banco Mundial e China
  Sexta, 19 Julho 2019 07:50
Destaques - Democracia

Foto da Presidência da RepúblicaA “onda vermelha”, ou melhor a campanha eleitoral para a reeleição de Filipe Nyusi como Presidente de Moçambique, está imparável graças aos fundos do Banco Mundial, usados para aumentar o acesso a água potável e, desde esta semana, para a construção de hospitais, e ao apoio da China. Nesta quarta-feira (17) mais uma empresa chinesa prontificou-se a materializar a promessa de habitação para os jovens.

Continuar...
 
Liga Moçambicana de Basquetebol será jogada em Maputo
Destaques - Desporto

ArquivoA Liga Moçambicana de Basquetebol sénior masculino vai ser disputada entre 20 de Agosto e 13 de Setembro na Cidade de Maputo pelos cinco melhores classificados do Campeonato de 2017/2018 mais três equipas a serem apuradas em “poules” em cada uma das Regiões de Moçambique.

Continuar...
 
Três menores morrem carbonizados em Morrumbala
Destaques - Newsflash

Três crianças morreram carbonizadas há duas semanas no Distrito de Morrumbala, na Província da Zambézia, após terem sido deixadas sozinhas em casa pelos progenitores.

Continuar...
 
Carlos Yum desafia sector privado “para a transformação da industria dois terços não depende da Electricidade de Moçambique”
Destaques - Nacional

O Administrador do Pelouro de Operações da distribuidora de energia em Moçambique desafiou o sector privado a analisar melhor quais são os problemas do sector manufactureiro: “eu costumo dizer que para a transformação da industria dois terços não depende da Electricidade de Moçambique”.

Continuar...
 
Deputados tornam Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras ineficaz
  Sexta, 19 Julho 2019 07:32
Destaques - Nacional

Foto de Adérito CaldeiraApós criminalizarem as Uniões Prematuras os deputadas da Assembleia da República tornaram a nova lei menos eficaz quando na especialidade removeram o Fundo que deveria ser criado para prevenir e combater este mal que afecta milhões de meninas em Moçambique.

Continuar...
 
Governo não sabe quantas pessoas nascem e morrem em Moçambique
  Quinta, 18 Julho 2019 07:53
Destaques - Nacional

Foto de Adérito CaldeiraO Secretário Permanente do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos revelou que o Governo não sabe quantos moçambicanos nasceram e morreram durante o quinquénio prestes a terminar. “Nós temos uma meta anual de registar perto de 1 milhão de crianças” declarou Didier Malunga que admitiu “o registo de óbitos é de difícil captação, sobretudo nas zonas rurais”. Esta semana o Professor Catedrático António Francisco considerou que “nós temos uma Administração Pública irresponsável”, pois não contabiliza os que morrem e aqueles que nascem.

Continuar...
 
Membros do Conselho de Defesa e Segurança passam a ser julgados apenas pelo Supremo e ganham viatura
Destaques - Nacional

A bancada parlamentar do partido Frelimo chancelou nesta quarta-feira (17) mais uma revisão a Lei do Conselho Nacional de Defesa e Segurança acrescentando termos para a cessação do Mandato ou declaração de incapacidade permanente dos seus membros. Na revisão que os partidos de oposição não votaram favoravelmente, nem contra, os membros deste órgão do Estado passaram a ser julgados apenas pelo Tribunal Supremo e ganharam direito a viatura de função.

Continuar...
 
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
UBA Cambio Diario
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.