Faixa publicitária

Ministro da Economia e Finanças admite que rácio professor/aluno do PQG de Nyusi não é alcançável

Com mais um Orçamento do Estado condicionado pelas dívidas ilegais da Proindicus, EMATUM e da MAM o Governo de Filipe ...

No pico da crise BCI ganhou (aqui) milhões de tako graças a alta das taxas de juro e comprando Dívida Pública

No pior ano da crise económica e financeira que os moçambicanos estão a enfrentar o Banco Comercial e de Investimento...

“Sempre que tivermos a possibilidade vamos pagar o 13º” esclarece ministro da Economia e Finanças de Moçambique

O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, esclareceu nesta segunda-feira(20), na Assembleia da República, q...

Dívida Pública interna ultrapassou os 100 mil milhões de meticais

A Dívida Pública interna do nosso país ultrapassou os 100 mil milhões de meticais. “Em última instância é o mer...

Faixa publicitária
Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano censura professores promíscuos e diz que comprometem futuro de milhares de alunos
Destaques - Nacional

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) voltou a reconhecer, na quarta-feira (22), em Maputo, o mau relacionamento e certa promiscuidade entre os docentes e alunos e/ou estes e formadores, em particular nas instituições de formação de professores, e avisou que não vai tolerar tais práticas, mesmo que ocorram, por vezes, de maneira mais sofisticada, porque subvertem os propósitos traçados para o sucesso da instrução e formação do Homem.

Continuar...
 
Polícia diz que assassinato de nove supostos bandidos foi em legitima defesa
Destaques - Newsflash

O Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) sacode o capote em relação ao assassinato bárbaro de nove supostos bandidos na via pública, na semana passada, em Maputo, e diz que o acto não foi intencional, visou apenas defender a integridade física dos membros da corporação envolvidos na troca de tiros protagonizada pelos mesmos meliantes.

Continuar...
 
“Caso FDA”: Relatório de peritos do Ministério da Economia e Finanças ao tribunal contestado pela defesa
Destaques - Democracia

O tão esperado relatório do Ministério da Economia e Finanças (MEF), submetido ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM), que julga o presumível roubo de cerca de 170 milhões de meticais no Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), foi apresentado esta terça-feira (21) e deixou a defesa dos 24 co-réus desapontada por levantar algumas interrogações relativamente aos factos de que o Ministério Público (MP) se socorreu para instruir o processo ora em julgamento. Contudo, os defensores mostraram-se, ao mesmo tempo, satisfeitos, alegadamente porque favorece os seus constituintes.

Continuar...
 
Técnicos do INSS formam-se em contagem de tempo de serviço
Destaques - Economia

Um total de 37 funcionários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e de outras instituições ligadas à questões laborais encontra-se, de 21 a 24 de Novembro, na cidade da Beira, província de Sofala, a participar numa formação em contagem de tempo de serviço.

Continuar...
 
Quatro crianças morrem afogadas em Maputo e Nampula
Destaques - Newsflash

Duas adolescentes morreram em resultado de um afogamento ocorrido da Costa do Sol, na tarde de segunda-feira (20), na capital moçambicana, onde a temperatura atingiu 33 graus, o que fez com que vários banhistas se fizessem à praia. Outras duas crianças perderam a vida também afogadas, no domingo (19), na cidade de Nampula, quando tomavam banho num rio.

Continuar...
 
Autoridade Tributária de Moçambique vai ter “unidade de inteligência” paramilitar
  Quinta, 23 Novembro 2017 09:56
Destaques - Democracia

A Autoridade Tributária de Moçambique passará a ter uma unidade de inteligência com estatuto paramilitar para poder fiscalizar e investigar a própria instituição que continua a registar inúmeros casos de corrupção e a ser permeável ao tráfico.

Continuar...
 
Reestruturação na formação de professores prossegue próximo ano e vai abranger candidatos com 12ª classe
  Quinta, 23 Novembro 2017 09:56
Destaques - Nacional

Pelo menos 10 institutos de formação de professores passarão a formar docentes no modelo 12ª classe + 3, a partir de 2018, no país, disse Conceita Sortane, ministra da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), e explicou que o processo será faseado porque algumas instituições vocacionadas para o efeito ainda não dispõem de vagas.

Continuar...
 
Matadouro cotado na Bolsa e inaugurado pelo Presidente Nyusi executado por dívida à banca
  Quinta, 23 Novembro 2017 07:26
Destaques - Economia

Equipamentos, material de trabalho e imóveis da empresa MATAMA - Matadouro da Manhiça, S.A., foram penhorados por ordem do Tribunal para o pagamento de dívidas à banca. Entre os bens executados está um matadouro industrial inaugurado em Junho do ano passado pelo Presidente Filipe Nyusi. A Acção judicial deixou apreensivos vários investidores pois a empresa está cotada na Bolsa de Valores de Moçambique(BVM), instituição que não respondeu aos pedidos de esclarecimentos enviados pelo @Verdade.

Continuar...
 
Cidadão morre soterrado numa mina em Manica
Destaques - Newsflash

Um indivíduo de 35 anos de idade morreu vítima do desabamento de terra numa mina, quando procedia à extração furtiva de minérios, no último domingo (19), no distrito de Gondola, província de Manica.

Continuar...
 
Com Nyusi a Governação está pior em Moçambique, segundo índice Mo Ibrahim
Destaques - Democracia

Apesar de todo o benefício da dúvida que os moçambicanos, académicos e sociedade civil incluídos, têm dado ao Presidente Filipe Nyusi a sua governação não está a ser melhor do que a do seu antecessor. No índice de Governação Africana(IIAG) de 2017, Moçambique caiu duas posições, “com a aceleração do declínio nos últimos cinco anos, a uma taxa média anual de -0,45”.

Continuar...
 

Notice: Undefined variable: showButton in /home/averdade/public_html/plugins/content/AddToAny.php on line 148
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
http://www.Auto-Doc.PT
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.