Faixa publicitária

Substituição da Semlex pela Muhlbauer na produção de BI´s e Passaportes custa 5,7 biliões de meticais

A substituição da empresa belga Semlex na produção de documentos de identificação biométricos em Moçambique pela...

Governo endividou-se em 18,6 biliões de meticais para financiar as gasolineiras em Moçambique

Apesar de ter terminado o subsídio directo às gasolineiras o Governo de Filipe Nyusi continua financia-las para garant...

ENH precisa da Garantia bancária do Estado para entrar na Área 1 porque acumula dívidas de biliões

Numa altura em que o financiamento do projecto de exploração de gás natural da Área 1 da Bacia do Rovuma foi lançad...

Juízes do Constitucional querem mais mordomias adequadas à sua “dignidade” acrescidas aos 400 mil que já auferem

Os sete Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional(CC), que auferem salários base acima de 200 mil meticais aos qu...

Faixa publicitária
Vários cursos leccionados pelas instituições de ensino superior em Moçambique sem acreditação plena por incumprimento de requisitos
Destaques - Nacional

Foto de Emildo SamboOs cursos de licenciatura em engenharia zootécnica e medicina veterinária, ministrados pelo Instituto Superior Politécnico de Manica e pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), respectivamente, foram os únicos acreditados com uma classificação “excelente”, válida cinco anos, num total de 19 submetidos à avaliação pelo Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), no primeiro semestre deste ano.

Continuar...
 
Que adjetivo usará o Presidente Nyusi para definir o Estado da Nação em 2018
Destaques - Democracia

Foto da Presidência da RepúblicaO Estado da Nação moçambicana, segundo Filipe Nyusi, começou por ser não satisfatório “mas também não é mau”, depois foi “firme” e no ano passado era resiliente. A expectativa nesta quarta-feira(19) é apenas saber que adjetivo o Presidente vai usar para definir o penúltimo ano do seu 1º Mandato.

Continuar...
 
Assembleia da República encerra sessão deixando uma dezena de matérias por apreciar
  Terça, 18 Dezembro 2018 06:50
Destaques - Democracia

A Assembleia da República(AR) de Moçambique encerra na quinta-feira(20) a sua VIII Sessão Ordinária, após o Informe do Presidente Filipe Nyusi à Nação, deixando uma dezena de matérias agendadas por apreciar.

Continuar...
 
Autárquicas 2018: Mais um recurso da Renamo cai aos pés do Conselho Constitucional
Destaques - Democracia

O Conselho Constitucional (CC) recusa declarar nulos, a pedido da Renamo, os resultados eleitorais da votação parcial ocorrida no dia 22 de Novembro passado, na autarquia de Marromeu, província de Sofala, e justifica a decisão com a falta de “impugnação prévia, junção de editais, testemunhas e outros meios de prova.”

Continuar...
 
Contentor ido de Moçambique descoberto com 1.026 pontas de marfim no Camboja
Destaques - Nacional

As autoridades do Camboja descobriram 1.026 pontas de marfim, pesando 3,2 toneladas, escondidas num contentor que chegou ao porto de Phnom Penh ido de Moçambique. Esta apreensão é a maior de sempre de troféus da caça ilegal naquele país da Ásia pois supera outra que aconteceu em Dezembro de 2016 também de dentes de elefantes, foram 1,3 toneladas traficadas a partir dos portos do nosso país.

Continuar...
 
Dirigente interino da Renamo pela ao Governo a não se fazer de desentendido em relação ao acordo sobre “Assuntos Militares” e exige rapidez
  Quarta, 19 Dezembro 2018 07:31
Destaques - Democracia

O Coordenador interino da Renamo, Ossufo Mamade, diz que o “Memorando de Entendimento Sobre Assuntos Militares” prevê a nomeação de 14 oficiais superiores e generais do seu partido, para as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), e não três conforme anunciou o ministro da Defesa Nacional, Atanásio M’tumuke.

Continuar...
 
42º na capital moçambicana no dia em que Presidente Nyusi apresenta o Estado da Nação
  Terça, 18 Dezembro 2018 18:32
Destaques - Newsflash

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê que depois dos 40,2 graus celsius registados nesta terça-feira(18) em Maputo que os termómetros possam atingir os 42 na capital moçambicana e 39 graus celsius na província de Gaza, na quarta-feira(19), dia em que o Presidente Filipe Nyusi vai apresentar o seu Informe sobre o Estado da Nação.

Continuar...
 
Presidente do CNAQ diz que não se pode exigir urgência para haver qualidade no ensino superior
  Terça, 18 Dezembro 2018 07:10
Destaques - Nacional

Foto de Emildo SamboA qualidade no ensino superior não se compadece com a pressa para ser alcançada, mas a sua busca deve ser constante e tornar-se “uma cultura das instituições de ensino”, considerou a presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade (CNAQ), Ana Nhampule, fazendo fé ao ditado popular segundo o qual “a pressa é inimiga da perfeição.”

Continuar...
 
PRM detém consumidores de drogas em Nampula
Destaques - Newsflash

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve três indivíduos, dos quais uma mulher, acusados de venda, tráfico e consumo de cannabis sativa, vulgo soruma, e outras drogas não especificadas, na Ilha de Moçambique, província de Nampula.

Continuar...
 
BM relaxa um bocado política monetária mas 2018 finda com juros acima de 22 por cento e o dólar nos 61 meticais
  Segunda, 17 Dezembro 2018 08:37
Destaques - Economia

Foto de Adérito CaldeiraO Comité de Política Monetária(CPMO) do Banco de Moçambique relaxou um bocado a política monetária restritiva que tem estado a implementar desde 2016 porém o ano vai findar com as taxas de juro acima dos 22 por cento e o dólar ultrapassando os 61 meticais.

Continuar...
 
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.